Desafios na Safra de Trigo Brasileira e Perspectivas de Importação

Trigo sobe devido à perspectiva de menor oferta; milho e soja se fortalecem

Mercado Internacional

Os futuros de trigo de Chicago subiram na terça-feira 05/09/2023, recuperando parte do terreno perdido na semana passada, à medida que as expectativas de menor produção em importantes países exportadores, incluindo a Austrália, sustentaram o mercado.

Milho e soja avançaram com previsões de tempo seco no Meio-Oeste dos EUA, que provavelmente afetará a produtividade.

“A redução na estimativa de produção da Austrália era esperada, mas o clima em setembro é crucial”, disse um trader baseado em Singapura.

“Se permanecer seco em setembro, podemos esperar mais rebaixamentos na safra de trigo da Austrália.”

O contrato de trigo mais ativo na bolsa de Chicago subiu 1%, para $6.01-1/4 por bushel, às 0406 GMT, após ter recuado mais de 4% na semana passada.

O milho registrou ganho de 0,5%, a $4.84 por bushel, e a soja subiu 0,2%, para $13.71-1/4 por bushel.

Várias nações líderes em produção relataram problemas, incluindo Austrália, Argentina e Canadá.

A produção de trigo da Austrália deve cair 800.000 toneladas, para 25,4 milhões de toneladas, uma queda de 36% em relação ao ano passado devido ao tempo seco, informou a Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics and Sciences na terça-feira 05.

A bolsa de grãos de Buenos Aires disse que a safra de trigo 2023/24 sofreu impactos do clima extremo. O Canadá, o quarto maior exportador de trigo do mundo, na semana passada estimou menor produção devido à seca.

O Presidente turco, Tayyip Erdogan, disse após conversas com Vladimir Putin da Rússia na segunda-feira que em breve seria possível reviver o acordo de grãos que, segundo as Nações Unidas, ajudou a amenizar uma crise alimentar, permitindo que o trigo ucraniano chegasse ao mercado.

A Rússia abandonou o acordo em julho, um ano após ter sido mediado pelas Nações Unidas e pela Turquia, alegando que suas exportações de alimentos e fertilizantes enfrentavam sérios obstáculos.

A consultoria agrícola IKAR da Rússia afirmou que Moscou poderia exportar 49,5 milhões de toneladas de trigo na temporada 2023/24, 2 milhões a mais do que anteriormente previsto, com base em uma estimativa revisada da safra de trigo do país para 91,0 milhões de toneladas, ante 89,5 milhões anteriores.

O comprador estatal de grãos do Egito adquiriu cerca de meio milhão de toneladas métricas de trigo russo em um negócio privado, quatro traders informaram à Reuters, conseguindo preços mais baixos do que os oferecidos nos leilões tradicionais.

No mercado de soja, preocupações com o clima seco afetando os grãos dos EUA em um estágio crucial de desenvolvimento impulsionaram uma alta nos preços.

Grandes especuladores reduziram sua posição líquida vendida em futuros de milho de Chicago na semana encerrada em 29 de agosto, mostraram dados regulatórios divulgados na sexta-feira.

O relatório semanal da Commodity Futures Trading Commission também mostrou que traders não-comerciais, uma categoria que inclui fundos de hedge, aumentaram sua posição líquida vendida em trigo na Bolsa de Chicago e ampliaram sua posição líquida comprada em soja.

Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do Agromaxima News e receba em primeira mão as principais notícias do mercado do Trigo.


Fonte: Reuters (Reportagem de Naveen Thukral; Edição de Sherry Jacob-Phillips e Sohini Goswami)