CAIRO, 4 de Setembro de 2023 – O comprador estatal de grãos do Egito adquiriu cerca de meio milhão de tonelada de trigo russo em um negócio privado, informaram quatro negociantes à Reuters, conseguindo negociar preços mais baixos do que os oferecidos nos tradicionais leilões.
O Egito, um dos maiores importadores de trigo do mundo, começou no ano passado a migrar para compras diretas em vez de leilões, após a guerra na Ucrânia interromper suas aquisições.
A Autoridade Geral para Produtos de Abastecimento (GASC) comprou cerca de 480.000 toneladas de trigo russo da empresa comercial Solaris na sexta-feira, a um preço de cerca de $270 a tonelada, incluindo custos e frete (CIF), disseram os negociantes. A GASC não estava imediatamente disponível para comentar.
Os negociantes informaram à Reuters que o preço poderia possivelmente estar abaixo de um piso não oficial estabelecido pelo governo russo para controlar os preços domésticos do trigo.
Outros fornecedores de trigo russo apresentaram ofertas na sexta-feira a um preço FOB (free-on-board) de $265 por tonelada, acreditando ser esse o preço mínimo estabelecido, e um preço CIF que ultrapassava $270 por tonelada.
Negociantes informaram à Reuters que o preço mínimo não é legalmente vinculativo, mas espera-se que os fornecedores sigam as instruções do ministério da agricultura da Rússia. Existe uma falta de clareza no mercado sobre o nível do preço mínimo russo.
Os negociantes afirmam que existem diferentes preços mínimos para vendas privadas e vendas em licitações públicas, bem como diferentes preços para vendas em cada mês entre setembro e dezembro, e descontos para trigo de graus de proteína mais baixos.
Em um leilão na semana passada, todos os fornecedores russos apresentaram propostas com um preço mínimo estabelecido em $270 por tonelada em base FOB, com preços CIF variando entre $286,25 e $291 por tonelada. Negociantes informaram à Reuters na ocasião que isso havia impactado a competitividade do trigo russo, com a GASC comprando trigo romeno e francês mais barato.
A GASC também comprou privadamente uma carga de trigo búlgaro a $270 por tonelada CIF na sexta-feira.
Após a guerra na Ucrânia interromper as exportações de trigo do país, o Egito passou a depender principalmente do grão russo, relativamente barato.
No ano passado, o ministro do abastecimento do Egito disse que a compra direta de fornecedores permitiu negociar melhores preços em tempos de incerteza.
O país norte-africano tem sofrido com uma escassez de moeda estrangeira após a guerra na Ucrânia causar um grande choque em sua economia, levando-o a começar a adiar pagamentos de trigo.
O governo recentemente assinou um acordo de empréstimo de $500 milhões com o Escritório de Exportações de Abu Dhabi (ADEX) para comprar trigo importado da agroempresa sediada nos Emirados Árabes Unidos, Al Dahra.
Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do Agromaxima News e receba em primeira mão as principais notícias do mercado do Trigo.
Fonte: Por Sarah El Safty e Michael Hogan – REUTERS